Pra que serve a droga do Access. Módulo Chato, professor chato... Aff ¬¬

Bem, vamos lá... Pra que serve o Access é ótimo... De acordo com a Wikipedia o Microsoft Office Access (nome completo do 'troço') é um Sistema de gerenciamento de banco de dados, criado pela Microsoft.

Então o que vem a ser o tal do Sistema de gerenciamento de Banco de dados? O SGBD nada mais é que um gerenciador de base de dados.
Ah sim... Claro...

O que é uma base de dados, então? Como diz a sábia Wikipedia...
Banco de dados (ou base de dados), é um conjunto de registros dispostos em estrutura regular que possibilita a reorganização dos mesmos e produção de informação. Um banco de dados normalmente agrupa registros utilizáveis para um mesmo fim.
 Tá e eu com isso?

Bem vamos pensar assim... (Sim vamos pensar, se entrou no blog é pra estudar, e pra aprender tem que queimar muita mufa... humpf)
Tudo com que você entra em contato, lê, ouve, vê, fala, aprende, esquece, faz, deixa de fazer, e etc, parte de um princípio. A esse princípio podemos chamar de informação. Pra você pode ser algo simples, mas para um simples observador, ou desconhecido é apenas informação (eventualmente fofoca também, mas são dados não confirmados. rs.). Se eu vejo 5 pessoas na rua...
1 - Senhora de idade, veste-se bem, caminha com certa dificuldade, aparenta estar com um leve sorriso.
2 - Um senhor, roupas baratas, caminha firme e rápido, sem expressão aparente, quase sério.
3 - Um garoto novo, vestido a vontade, bermudas, chinelas, e camisa larga, anda rápido, despreocupadamente olhando pro nada com seu MP3 player de 30 reais da casa e vídeo.
4 - Um senhor de terno, cara de sério, passos pesados, expressão pensativa.
5 - Um jovem rapaz com sobrepeso (rs), caminha com certa dificuldade, sempre sorrindo, ou olhando indiferentemente pra frente...
São cinco pessoas totalmente distintas. Em termos de informação podemos montar uma database, ou uma base de dados, ou ainda um banco de dados bem simples assim:

Código - Sexo -  Mobilidade - Emoção - Idade (em dezenas aproximidas)
1 - Feminino - dificil - feliz - 70
2 - Masculino - fácil - indiferente - 40
3 - Masculino - fácil - indiferente - 20
4 - Masculino - média - indiferente - 40
5 - Masculino - difícil - feliz - 20

E ficaria assim em uma tabela...:

Não é nada excepcional, porém, é um banco de dados simples...
Agora vamos imaginar que isso tenha alguma utilidade para alguém...
Como por exemplo pra você no seu trabalho...
Pressuponha que você seja um Auxiliar administrativo, e tenha de fazer um levantamento, a mando de seu chefe, dos funcionário ativos da empresa, os que estão trabalhando com você cotidianamente...

Ele deseja saber isso, pois além de ser novo e desinformado, não quer trabalho de conhecer a todos... e sobra para você fazer o trabalho pesado... Você poderia pensar logo em pegar uma caneta um papel e começar a escrever... Mas se a folha acabar, serão duas páginas já... E se a caneta falhar, se vc molhar aquilo... afff tantas possibilidades caóticas...
Então vc tem um lampejo pirulético de imaginação e pensa assim... E se eu usar o que aprendi (ou estou aprendendo) no Access pra montar uma base de dados dos meus colegas... Ia ser mais fácil, eu posso hospedar na rede, todo mundo pode até ver, posso proteger com senha, pra ninguém mexer aonde não deve, e posso ver de qualquer computador ligado na rede que possa acessar meu servidor (tipo o \\copacabana na microcamp...)
Então lá vou eu criar uma tabela... Que que pode ser importante?... Essa é a fase, que nas aulas nós pulamos... Levantamento de informações relevantes... Na aula nós seguimos um exemplo pré-pronto... Mas na vida real, primeiro precisamos bolar o que é relevante ou não, o que importa, ou não.
Então meu chefe deve querer saber o nome do cara...
 e... Data de Nascimento, o cargo, os telefones para contato, e-mail pra ele importunar com os comunicados chatos, e esporros impessoais, que mais??? Hum.... Alguns documentos talvez, se ele tem filhos, talvez uma foto com a câmera seja bem-vinda, sei lá, bairro, CEP, cidade de residência, vai que alguém more em Magé!? e acho que tá bom pra começar...
Em resumo ficamos assim:
  • Código do Funcionário (pra indexar o troço, pra não ter ninguém duas vezes, e pra achar ele rápidinho pelo número;
  • Nome do Funcionário;
  • Data de Nascimento;
  • Cargo;
  • Telefone Residencial;
  • Telefone Celular;
  • Telefone para Recados;
  • E-mail;
  • RG;
  • CPF;
  • Filhos;
  • Foto;
  • Bairro;
  • CEP;
  • Cidade;
  • Experiência Profissional; (Afinal qnd ele pensar em mandar alguem embora, vai querer saber quem ele pode colocar no lugar, ou remanejar, pra não acabar de vez com meu setor, que já anda decadente, já que eu, Aux Administrativo, estou fazendo o banco de dados, imagina se mais alguém vai embora. kkk)
Então só na brincadeira de imaginar quem trabalha com a gente, olha só quanta coisa podemos levantar por alto... Só de pensar rapidinho...

No Access ficaria assim a criação das idéias (os campos que seriam necessários):


Agora completando inserindo as informação, alimentando os dados, nossa folha de dados, ficaria mais ou menos assim:

Em resumo, com algumas informações esparsas, pode-se organizar essa informações, tabelar as coisas, melhor dizendo, dispor em ordem organizada e funcional os dados, onde, sabendo uma das informações, pode-se obter várias outras relacionadas, umas vez que os dados estão organizados em forma de tabela que para nós seres humanos, facilita e muito visualmente um monte de dados, que não estando em ordem de tabela, ficariam perdidos nos espaço e muito mais dificil de lidar e trabalhar com eles.

Então acho que por hoje, já consegui explicar a idéia de tabela, né? Comentem, postem dúvidas, e vambora, na próxima, vou tentar falar de algo mais próximo à aula, mas esse conceito de tabela é very very important, muito muito importante. Senão a gente nem abre o Access, pq tabela sem relações fazemos até no Word, mas o Access garante que tudo tenha relação somente com seu dono, com o cara do código, com a chave primária, ou seja, tudo pertence a ele, não se pode manipular de qualquer jeito, tudo de um funcionário, tem somente haver com ele e mais ninguem... E o access garante isso pra gente, é muito importante ter isso em mente, OK?

Um abraço para todos e sinceros desejos de que se interessem pelo assunto ao ponto de ao menos gostar de estudar esse "troço chato".
Até o Próximo Post....

Fuiz....

quinta-feira, 8 de abril de 2010 às 21:08

2 Comments to "Pra que serve a droga do Access. Módulo Chato, professor chato... Aff ¬¬"

Valeu mestre adorei a parte q o provável funcionário pode morar em Magé!rsrsrskkkkkkkkk.Obrigado e boa noite!!!

Rsrsrs... Mas não é??? rs...
Obrigado pela visita e comentário, um bjo.

Postar um comentário